domingo, 28 de agosto de 2016

Epistolas gerais - 1º ano teológico - I.T.Q. Vespasiano - Alunos de Sábado à tarde

                                    Exercícios resolvidos - Epistolas de 1ª,2ª e 3ª João
                                                                        Resumo
A   Primeira foi atribuida por escritores cristãos da idade media e contemporânea, ao 
apóstolo João. Os traços da escrita é muito semelhante aos do quarto Evangelho pelo
pensamento, vocábulo e o próprio estilo.
  De acordo com a opinião geral dos eruditos, a carta foi escrita em Éfeso e dirigida aos
cristãos da mesma cidade e arredores, pois foi o erro destes que levou o apóstolo a
escrever esta carta. Os erros são:(1) Não ter comunhão moral com Deus por meio de
Jesus Cristo; (2) A origem do erro foi a recusa de aceitar a realidade da encarnação.
                                                                        Esboço geral
                                 Introdução: A vida eterna por meio de Cristo. 1ª João 1:1-4.
              I. A santidade de Deus e a exigência de santidade divina aos que quizerem ter 
                  comunhão . 1ª João 1:5  a 2:28.
              II. As marcas que credenciam os filhos de Deus. 1ª João 2:29 a 5:5.
              III. A prova contundente de que Jesus é o Filho de Deus. 1ª João 5:6-12.
              IV. Na conclusão, exortação contra os ídolos, pecado voluntário, oração
com responsabilidade, a barreira que impede o malígno de tocar no servo de Deus que
ao invés de ser um anjo, é a própria pessoa não dando brecha em viver pecando voluntariamente. 1ª João 5:13-21.
                                                                 2ª João - Esboço
Esta carta foi dirigida a uma senhora mãe de familia e que haviam alguns de sua familia que não estavam seguindo a fé cristã, pois ao escrevê - la, João destaca e da ênfase a este detalhe
quando fala; (v. 1)  à senhora eleita e a seus filhos; (v.4) ter encontrado dentre os filhos desta
referida senhora, os que a seguiam na fé ; (v.10) Como a igreja começou em casa, não seria
aqui diferente, quando diz: se não trazem esta doutrina, não os recebais em casa.
     De qualquer forma, alguns eruditos acreditam que seja uma mulher piedosa, e outros
uma igreja.  Por não haver uma base para precisar se é uma igreja ou uma mulher dona
de casa, as duas são afirmativas para mim aceitáveis.
Agora vejam a visão de:  David Alfred Zuhars, Jr.                                                                                      ”À senhora eleita”. v.1. A palavra senhora é o nome Kuria e significa “senhora”. Também é usado como um nome verdadeiro como qualquer outro nome de alguém. Também esta palavra na sua forma masculina (Kurio) aparece muitas vezes no N. Testamento, e significa “senhor”.
 O único lugar no Testamento que esta palavra (kuria – senhora) é usada fica em II João 1. Esta palavra (kuria) nunca é usada para apresentar uma igreja. Porque? Porque a igreja de Jesus Cristo é agora identificada como sendo uma virgem – não é casada ainda – está desposada para casar depois com Cristo. II Coríntios 11:2. Então, parece que João escreveu esta carta para uma senhora e seus filhos que conheceu.
                                               Prefácio e saudação, V,1 - 3.
                I.  O destaque da verdade e do amor como principio a ser seguido. V,4 - 6.
II. Cuidados contra os falsos mestres que renegam a encarnação de Deus em Jesus
V,7  -  11.
III. Saudações finais que revelam esta senhora ter uma irmã. ( v, 12  -  13 ).
  A propósito, qual igreja não tem uma irmã ? E dificilmente uma mulher não tem
uma irmã !
                                                                   3ª João - Esboço
OBS:. Acredita - se que este amado Gaio a qual esta carta é dirigida seja amigo de Paulo,
e foi batizado por ele.( 1ª Corintios 1:14 )
  O ponto principal de destaque desta Epistola é em torno da igreja que Gaio dirige.
Distingue - se (1) Missionários viajantes, (2) A situação arrogante de Diótrefes na igreja.
(3) A oposição entre Diótrefes e Demétrio.
                                           Prefácio e saudação Vs. 1  -  4.
                                I. A conduta de Gaio é elogiada, Vs, 5  -  8.
                                II. O apóstolo se queixa da conduta de Diótrefes, 9  -  10.
                                III. Os elogios a Demétrio, Vs, 11   -   12.
                                IV.  Saudações finais,  Vs, 13  -  15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário